Audiência na Câmara discute combate ao feminicídio

por Suporte publicado 05/04/2019 13h21, última modificação 05/04/2019 13h21
A reunião foi marcada para discussão no combate a luta deste crime.

“Prevenção ao Feminicídio no âmbito Municipal”. Esse foi o tema abordado em audiência pública promovida no plenário da Casa Vicente Mendes, na manhã dessa quinta-feira (04/04). O encontro contou com a participação de vereadores, movimentos em defesa da mulher, autoridade policial, sociedade civil e funcionários da Câmara.

Proposta pelo vereador Ezequiel Santos (PT), a reunião foi marcada em decorrência aos índices registrados no Estado de Pernambuco e no município do Cabo nos últimos tempos e no combate a luta deste crime. Para o parlamentar, é fundamental discutir esse tema. “Queremos evitar que mais mortes ocorram, e sabemos o quanto o machismo dissemina a discriminação à mulher. Precisamos debater a questão em todos os espaços, públicos ou privado”, declarou.

A mesa foi composta pelo vereador Ezequiel, a delegada da Mulher, Ângela Patrícia, a coordenadora da Secretaria da Mulher do Cabo, Maria Fabiana, a secretária Estadual da Mulher, Lucidalva Nascimento, a coordenadora do Centro das Mulheres, Nivete Azevedo e a representante da CUT, Simone Ferraz.

“A discussão sobre o machismo e os efeitos dele nos crescentes casos de violência contra a mulher. É preciso falar sobre machismo, sobre os papéis que estão pré-estabelecidos na sociedade, são questões reproduzidas desde a infância. Nosso papel é desconstruir esses personagens e evitar essas mortes anunciadas”, enfatizou a coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo.

Representando a Secretaria da Mulher da Prefeitura do Cabo, a coordenadora Maria Fabiana, destacou os trabalhos feitos com as mulheres vítimas de violência e parcerias realizadas com os Centros das Mulheres e Maria Purcina. “Estamos trabalhando em duas frentes, com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às vítimas femininas. Além disso, temos a estruturação da Delegacia da Mulher aonde a mulher é totalmente acolhida e protegida”, disse. “A Secretaria está de portas abertas para conversa e maiores esclarecimentos dos nossos trabalhos”, finalizou.

Responsável pela Delegacia da Mulher no município, a delegada Ângela Patrícia comentou sobre a importância de manifestações de violência contra a mulher. “Sempre deposito esperança em qualquer movimento que venha a nos ajudar a enfrentar esta violência, para que possamos diminuir estes números”, avaliou.

Participaram da audiência os vereadores Ricardo Carneiro (Solidariedade), Ronaldo Santos (PTB), e Jefferson Marcos (PC do B), além de artesãs e artistas cabenses, advogadas, conselho da Mulher e Sintrac.