Audiência pública discute Reforma da Previdência

por Suporte publicado 03/06/2019 10h02, última modificação 03/06/2019 10h02

Uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho discutiu a Reforma da Previdência e seus reflexos para a população, na manhã desta sexta-feira (31/05). Convocada e presidida pelo vereador Ezequiel Santos (PT), a reunião contou com a presença dos deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes, ambos do PT, do deputado estadual Doriel Barros (PT), do presidente Estadual do PT, Glaucus Lima, do presidente do CaboPrev, Albérico Rodrigues, além de representantes de associações de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais.

A discussão teve como objetivo debater, esclarecer e apresentar perspectivas no que diz respeito a proposta da Emenda Constitucional n° 06/2019. “A questão da Previdência atinge todo cidadão brasileiro. A Câmara trata das questões municipais, mas também trata do dia a dia das pessoas que moram na cidade. Isso aqui é uma casa política e que deve se posicionar com relação a uma proposta que vai atingir todos os cidadãos”, afirmou Ezequiel.

Ainda em sua fala o parlamentar destacou que, ao realizar a audiência pública, a Casa Vicente Mendes cumpre seu papel de defender os direitos dos cidadãos cabenses. “Estamos diante de uma proposta que acaba com o direito da aposentadoria, principalmente para os trabalhadores mais pobres. É preciso que a Câmara se mobilize”, concluiu.

A reforma afetará todas as pessoas, independente da idade, sexo, e condição do trabalhador ativo, inativo, desempregado ou pensionista. “Essa PEC promove alteração na idade, no tempo de contribuição e no cálculo dos benefícios de aposentadoria, de pensão e benefícios assistenciais, inclusive com criação de regras que dificultam o acesso a tais benefícios”, comentou o deputado Federal Carlos Veras, que também é integrante da Comissão Especial que analisa a proposta na Câmara dos Deputados.

“A reforma da previdência é um ajuste fiscal que prejudicam o povo. Precisamos ir atrás e questionar o Governo Federal sobre a PEC. É importante manter a mobilização para que esse processo não avance, pois é o futuro do nosso País, é o povo brasileiro que está em jogo”, destacou Marília Arraes.

O professor Chico falou que está na luta para defender o direito da população. “Sou advogado da cidadania. Deve existir uma mudança na reforma, mas tem que fazer uma reforma para melhorar os critérios e não tirar os direitos do cidadão”, disse.

Participaram da audiência o vereador Irmão Del (PTC), a presidente do SINPEC, Joseilda Barboza, presidente do SINTAPE, Adailton Melo, o coordenador do MTST do Cabo, Claudivânio Marcelino, a coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo, o advogado Previdenciário, Frederico Pimentel e a advogada e professora da Uninassau, Anídia Nepomuceno.