Câmara chama atenção ao brincar o Carnaval com cuidados de saúde, bem-estar e segurança

por Suporte publicado 21/02/2020 09h39, última modificação 21/02/2020 09h39
Preparamos alguns cuidados e atenção que a população deve ter nos dias de festa.

Carnaval é diversão, mas não podemos nos descuidar. O momento é para muitos a data mais esperada do ano, mas tem que se lembrar de uma série de cuidados para que a folia não acabe em tragédia. Por isso, preparamos alguns cuidados e atenção que a população deve ter nos dias de festa. Um folião cuidadoso pode curtir bem o Carnaval evitando diversos contratempos de saúde e bem-estar, além dos cuidados com a segurança pessoal, que também, devem ser levados em conta no ir e vir dos eventos de grandes aglomerações.

Um dos pontos de maior atenção é quanto a prevenção. A preocupação deve existir no ano todo, mas no carnaval se intensificam as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, e o Ministério da Saúde vem constatando grandes números no menor hábito de usar preservativos - e maior índice de contágio por HIV, Sífilis e hepatites nos últimos anos, sobretudo entre os jovens. Por isso, tomem bastante cuidado e se previnam.

Em meio a alegria, vale ter, acima de tudo, equilíbrio quando o assunto for bebida alcoólica, evitar o consumo alto, pois o excesso nesse sentido pode trazer problemas à saúde como os efeitos tóxicos, e ainda provocar brigas e acidentes. A mistura também pode causar arritmias e palpitações, além de atrapalhar o descanso e o sono. Por isso, brinque com responsabilidade.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele da exposição ao sol a cada duas horas para evitar queimaduras e insolações. Além disso, a hidratação é essencial para que se tenha disposição durante o dia de carnaval. No caso de levar crianças para brincar o carnaval, utilizar pulseiras ou objetos que os identifique em meio à multidão de pessoas que estão curtindo a festa, é uma forma de identificar a localização, caso aconteça algo.

É também nossa responsabilidade de fazer do carnaval um momento especial de união e harmonia entre os demais, não só dos órgãos que promovem, segurança, saúde entre outros. A causa também é nossa. Por isso, evitem brigas e confusões. O respeito e a paz entre todos é o que deve sempre prevalecer.

Abaixo segue algumas orientações e cuidados.

- Proteção solar
- Hidrate-se
- Não compartilhe copos
- Moderação com beijos na rua
- Atenção nas embalagens de bebidas (seja ela qual for)
- Cuidado na alimentação na rua
- Use preservativos
- Não leve muito dinheiro
- Evite ficar com o celular muito a mostra
- Ande com documento com foto
- Circule por ruas movimentadas e iluminadas
- Não fique perto de tumultos
- Não reaja ao assalto
- Qualquer dúvida acione a PM através do 190