Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores do Cabo suspende atividades para conter contágio do coronavírus

Câmara de Vereadores do Cabo suspende atividades para conter contágio do coronavírus

por Suporte publicado 17/03/2020 11h38, última modificação 17/03/2020 11h38
A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira após reunião convocada pelo presidente com os vereadores.

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, anunciou nesta terça-feira (17/03), a suspensão das atividades até o próximo dia 31 de março. A medida visa prevenir o contágio do novo coronavírus e levou em consideração a classificação que a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez onde o COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus, é uma pandemia e, também, a Portaria nº 188 do Ministério da Saúde que declarou emergência em saúde pública no País.

Com a decisão, fica suspenso o atendimento ao público até o dia 31, retornando as atividades no próximo dia 01 de abril ou podendo ser prorrogado por mais dias caso perdure a necessidade da adoção de medidas de prevenção à disseminação de covid-19. As sessões plenárias poderão ser convocadas para apenas expediente interno, em caso de urgência.

Nessa segunda (16), o presidente da Casa de Leis, vereador Vicente Mendes Neto (PDT), já tinha decretado através da Portaria nº 20 de 16 de março de 2020 suspender a partir desta terça (17), até enquanto durarem as recomendações supracitadas, o controle biométrico de ponto da Casa Vicente Mendes como medida protetiva do contágio do vírus, mesmo não tendo casos confirmados no município.

De acordo com o presidente do Poder Legislativo, Vicente Mendes, os vereadores decidiram em concordância sobre a suspensão. “Entendemos que está na hora da gente restringir as atividades e atendimento ao público, como forma de prevenção do contágio da doença dentro da nossa cidade, mesmo não tendo até agora nenhum caso confirmado. Por esse motivo, que vamos atender as recomendações dos órgãos competentes para a prevenção ao novo vírus”, declarou. Vale ressaltar ainda que, as pessoas precisam se conscientizar dos cuidados e precauções que devem continuar sendo tomadas que são: evitar estar em aglomerações, higienizar as mãos e objetos tocados com álcool em gel, quando tossir ou espirrar não usar as mãos ao rosto, e sim à parte interna do cotovelo, usar máscara caso aparente sintomas e evitar sair de casa”, completou Neto.

Participaram da reunião os vereadores Vicente Mendes Neto (PDT), Everaldo Cabral Júnior (PRP), Jefferson Marcos (PC do B), Cesar Paiva (PSC), Maria Tereza (PTC), Flávio do Fórum (PSB), José Domingos (PSC), José Feliciano (PMN), José de Arimáteia (PSDB), Ronaldo Santos (PTB) e Edson José, chefe de gabinete que estava representando o vereador Anderson Bocão (PSB), além da controladora da Casa, Gabriela Alves.