Causa Animal é debatida em audiência pública

por Suporte publicado 06/06/2019 10h58, última modificação 06/06/2019 10h58
Em última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados

A causa animal foi pauta de audiência pública realizada na manhã dessa quarta-feira (05/06), no plenário da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho. O encontro foi proposto pelo vereador Neemias José (PV), e atendeu ao requerimento nº 345/2019, aprovado por unanimidade em sessão plenária pelos vereadores. Diversas ONGs e projetos da causa animal estiveram presentes discutindo o assunto, além da participação do Poder Executivo e população.

Na última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Alguns deles têm a sorte de arrumar um lar, e outros, recolhidos por ONGs e Projetos ficam em lares temporários. Os que ficam pelas ruas estão sujeitos a atropelamentos, agressões e envenenamento.

Abrindo a audiência o vereador Neemias destacou que o abandono de animais nas ruas virou um grave problema para a cidade. “É crime e uma crueldade o abandono e maus-tratos. Por isso hoje estamos aqui para chamar à atenção dos poderes responsáveis e juntos conseguir tirar encaminhamentos nesta causa”, disse.

O encontro contou com o representante das ONGs de Defesa Animal do Cabo, Rogério de Araújo, que trouxe uma palestra sobre a conscientização quanto à proteção e ao cuidado aos animais. ”É uma longa caminhada, uma bandeira que precisa cada vez mais de união e de novos participantes”, falou.

Um risco gerado pela população de animais de rua é a transmissão de doenças como, por exemplo, a cinomose, a parvovirose e a sarna. Outro risco é desse animal, estando arredio, acabar atacando por querer se proteger, sem falar de outros agravos como, por exemplo, os acidentes de trânsito, tanto ao motorista quanto ao animal.

Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente do município, Catarina Dourado, a cidade conta com o Conselho de Defesa Animal, que é um espaço no governo para o debate sobre o tema. “Essa audiência é importante para ampliar esse trabalho e buscar mais soluções conjuntas”, enfatizou.

“To emocionada, pois é a primeira vez que nós da causa animal estamos tendo a oportunidade de falar desse amor que temos sobre os animais. O meu sonho é que os cachorros tanto daqui quanto das outras instituições, ganhem um lar responsável e amoroso, onde eles tenham uma vida digna que é o que a gente quer para todos eles, uma vida com amor, com cuidados e que a gente não tenha mais abandono e maus-tratos tanto nas ruas como nas casas”, declarou Kátia Regina do Projeto 4 Patas.

“Animais são só amor. Eles só pedem um pouquinho de carinho, de atenção e mais nada. Eles têm vida, se alimentam, se machucam e dói. Eles têm um amor incondicional mesmo. Estamos nessa batalha para que eles possam ter uma vida digna também”, disse Manoel do Projeto Salvando Vidas Animais.

Participaram da audiência os vereadores Ezequiel Santos (PT), Ricardo Carneiro (Solidariedade), Cesar Paiva (PSC), Ronaldo Santos (PTB), José de Arimatéria (PSDB), o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, a secretária de Meio Ambiente, Cladis Jacobsen e a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugenia.