Comissão de Saúde da Câmara se reúne com a Secretaria de Saúde para debater ações contra o coronavírus

por Suporte publicado 14/04/2020 15h42, última modificação 14/04/2020 15h42
A reunião teve o objetivo de esclarecer alguns pontos sobre a pandemia do coronavírus, bem como discutir ações contra o avanço do vírus

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, formada pelos vereadores César Paiva (sem partido), Ronaldo Santos (PTB) e Carlos José (PSB), que esteve acompanhado do presidente da Casa, vereador Vicente Mendes Neto (PDT), se reuniu na manhã desta terça-feira (14/04) com a secretária de Saúde do município, Juliana Vieira, com o objetivo de esclarecer alguns pontos sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19), saber que atitudes que estão sendo adotadas na cidade para o seu combate, além de discutir ações contra o avanço do vírus. Até hoje, o Cabo tem 15 casos confirmados e 5 óbitos. Outros 17 estão em investigação, 4 foram inconclusivos e 30 descartados.

Após a reunião, a comissão realizou uma visita técnica para ver como está o andamento dos serviços de construção do hospital de campanha que está sendo erguido na Praça 9 de Julho, na PE-60, com capacidade para 90 leitos. Um outro hospital também está sendo levantado no estádio do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, onde funcionarão 30 leitos, totalizando 120 leitos.

De acordo com Juliana, os leitos serão de retaguarda para receber os pacientes com alta clínica de UTIs da Covid-19, onde permanecerão nesses leitos até a sua recuperação total. Juliana ainda informou que, dos 90 leitos que estarão disponíveis na Praça 9 de Julho, oito serão de cuidados intensivos e equipados com ventiladores pulmonares.

O presidente da Casa Legislativa agradeceu toda atenção dada aos vereadores e parabenizou a Prefeitura por todas as ações de combate ao coronavírus que estão sendo feitas, como medida protetiva para os cabenses. “Num momento delicado como esse precisamos nos unir e tudo o que está sendo feito, é pensando no bem-estar e saúde de cada cidadão. Nós da Câmara Municipal estamos atentos, e junto, com o prefeito Lula Cabral vamos combater esse vírus”, declarou Neto. “Precisamos ficar sabendo de tudo o que está acontecendo, as ações, números atualizados, medidas protetivas, entre outros, pois tem muita gente desinformada e acreditando em muita “fake news”. Sabemos da competência do prefeito, e os vereadores estão aqui pra somar nessa luta”, enfatizou César Paiva.

A secretária Juliana finalizou informando que, um processo seletivo será feito, para a contratação de mais de 150 profissionais de saúde, que atuarão nesses hospitais de campanha.

NOVAS MEDIDAS – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, publicou no Diário Oficial de hoje o Decreto Nº 1.885 de 13 de abril de 2020 com novas medidas de restrições para o combate ao Coronavírus (Covid-19). A partir de hoje, os supermercados terão que reduzir para 1/3 (um terço) das vagas de estacionamento para os clientes, somente será permitido a entrada de uma pessoa por veículo, apenas uma pessoa por família, poderá ter acesso à loja e reduzir para 50% a circulação a capacidade de circulação de pessoas nas lojas, além da disponibilização de álcool em gel para os clientes, na entrada e no caixa. O decreto municipal também determina que bancos e casas lotéricas controlem as filas nas suas áreas internas e externas. Em caso de descumprimento dessas medidas, será aplicada a sanção de multa até suspensão do alvará de funcionamento das instituições que não cumprirem as novas determinações.