Melhorias no transporte público foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

por Suporte publicado 09/05/2019 09h46, última modificação 09/05/2019 09h46
É de extrema importância esta audiência, para discutirmos um tema que vai trazer significantes contribuições para a melhoria do transporte público do nosso município.

Foi realizada, na manhã dessa terça-feira (07/05) na plenária da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater a situação do transporte público no Cabo de Santo Agostinho. Participaram da audiência, o secretário Municipal de Defesa Social do município, Fábio Fonseca, o consultor de Transporte, Adrimon Cavalcanti, o presidente da Cooperativa de Transporte Complementar do Cabo (Coopertrans), Arnaldo José, e a presidente da Associação das Empresas de Transportes Coletivo de Passageiros do Cabo (Assetram), Ana Paula, além de membros da sociedade civil, usuários, estudantes e associações comunitárias.

Na ocasião, o proponente da audiência, o vereador Vicente Mendes Neto (PDT), falou sobre a importância do debate. “É de extrema importância esta audiência, para discutirmos um tema que vai trazer significantes contribuições para a melhoria do transporte público do nosso município”, afirmou.

Ainda em sua fala o presidente frisou as constantes reclamações da população através das redes sociais. “Precisamos ir a fundo nessa discursão sobre a mobilidade urbana do município, porque hoje ela não é eficiente para o cidadão. O serviço tem que ser melhorado. Temos que proporcionar opções integradas, além das comunidades distantes, como a área rural”, enfatizou.

O consultor de Transporte, Adrimon Cavalcanti, comentou do seu ponto de vista sobre o transporte com um breve histórico do sistema integrado de transporte metropolitano do Recife. “Sou ex-presidente da EMTU e acompanhei a chegada do metro na integração com o consórcio de ônibus, tem também agora o BRT. Ou seja muitas melhorias foram implementadas no sistema de transporte, porém sabemos ainda da necessidade de um estudo sobre o transporte, para se ter um sistema mais moderno, com melhorias significativas para toda a população”, finalizou.

O secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, parabenizou o presidente da casa Legislativa pela iniciativa da audiência, destacando que ela serve para esclarecer e ouvir sugestões. “Essas audiências se propõem a atender todas essas questões e melhorar sensivelmente, tanto a mobilidade urbana quando a qualidade do transporte público”, disse. “Queremos sim sempre oferecer um transporte seguro, confortável e com conectividade, um projeto que a gestão estuda em proporcionar aos seus usuários de forma responsável e de um transporte melhor”, concluiu.

A presidente da Associação das Empresas de Transportes Coletivo de Passageiros do Cabo (Assetram), Ana Paula, em breves palavras citou que o transporte do Cabo vem passando por um desequilíbrio econômico e financeiro e que há anos arca com muitos tributos. “A realidade do nosso município é diferente, pagamos 5% de ISS entre outros, e isso poderia ser melhorado. Por isso estamos entregando hoje aqui uma Carta de Intenções ao presidente da Casa, pedindo apoio a essa redução desses impostos e melhorias”, solicitou.

A usuária e moradora da praia, Jane Miranda defende que as tarifas cobradas da população sejam compatíveis com o serviço oferecido, mesmo com todas as mudanças previstas e especialmente até que elas aconteçam. “A população precisa ter garantia de transitar entre as praias do município com o custo da passagem menor a exemplo, saindo de Suape pra chegar em Itapuama, precisamos pagar duas passagens por não ter uma opção que vá direto, ou uma interligação de ônibus pagando apenas uma tarifa”, destacou.

Participaram da audiência os vereadores Flávio Átila (PSB), Irmão Del (PTC), Cesar Paiva (PSC), Jefferson Marcos (PC do B), José de Arimatéia (PSDB), Ezequiel Santos (PT), Ricardo Carneiro (Solidariedade), Ronaldo Santos (PTB), Amaro do Sindicato (PRP), Cianinho (PMN), Galego da Farmácia (PSB), Everaldo Cabral Júnior (PRP) e os secretários de Governo e Orçamento Participativo, Paulo Farias, Infraestrutura, Antônio Dourado, e de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado.