Parceria da Câmara do Cabo com MPPE e ITB leva serviços à população

por Alexandre Alcântara publicado 19/06/2024 20h15, última modificação 20/06/2024 09h27
Núcleo de atendimento aos cidadãos reúne entidades públicas no bairro Cidade Garapu

Uma iniciativa com o intuito de reunir diversos serviços e atendimentos de entidades públicas, beneficiando os cidadãos do Cabo de Santo Agostinho, todos sendo ofertados no mesmo local, de forma prática e gratuita. Esse é o projeto Orelhão Digital, um núcleo especializado de suporte e apoio a pessoas com dificuldades de uso da internet, ou que não são familiarizadas com as ferramentas de informática e navegação.

A ideia surge de um termo de cooperação técnica entre a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho e o Ministério Público de Pernambuco – MPPE. No local, também funcionará um posto do Instituto de Identificação Tavares Buril – ITB.

Agentes de integração treinados auxiliarão na orientação daqueles que buscarem os serviços, facilitando o acesso e agilizando o atendimento aos cidadãos, que não precisam de agendamento prévio. Além disso, outros órgãos públicos também participam do programa, dentre eles: Neoenergia, Compesa, Receita Federal, INSS, Detran e Expresso Cidadão.

Para a promotora de Justiça da Defesa da Cidadania, do MPPE, Dra. Alice Morais, o Orelhão Digital é fruto de um projeto solidário voltado às pessoas que mais necessitam de serviços digitais. “Ao disponibilizar esses atendimentos no mesmo local, facilitamos a vida daqueles que, muitas vezes, se deslocavam para outros municípios para consegui-los”, pontuou a representante do MPPE.

Análise similar foi feita pelo presidente da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho). “É através de iniciativas como a implantação do projeto Orelhão Digital, reunindo cerca de 40 serviços a população, que podemos falar em justiça social, sendo este um compromisso dos agentes públicos com o exercício da cidadania dos moradores do Cabo.”, disse o presidente da Câmara do Cabo.

Com os serviços já em funcionamento, a procura começou no primeiro dia. Luciete Estevam, técnica de enfermagem e residente no bairro de Cidade Garapu, foi a primeira a ser atendida. Ela elogiou a iniciativa da Câmara em instalar o posto de atendimento do ITB. “Tava tentando tirar a identidade do meu filho há algum tempo e agora com o serviço perto de casa, tudo melhorou, fiquei feliz. Antes tinha mais burocracia. Vou divulgar o serviço na minha comunidade”, comemorou Luciete.