Vereadores que compõem Comissão de Saúde se reúnem com Secretária de Saúde

por Suporte publicado 15/05/2020 23h31, última modificação 15/05/2020 23h31
O Hospital está com a estrutura toda pronta, esperando liberação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado

Na manhã desta sexta-feira (15/05) a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, se reuniu mais uma vez com a secretária de Saúde do município, Juliana Vieira, a fim de buscar novas informações sobre o andamento de funcionamento do Hospital de Campanha, erguido na Praça 9 de Julho, às margens da PE-60.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital está com a estrutura toda pronta. “Foi realizada uma seleção simplificada para contratação dos profissionais que irão atuar na unidade e que está em fase de convocação dos aprovados e formalidade contratual”, disse Juliana. “Além disso, foi realizado um chamamento de médicos plantonistas do Concurso Público homologado em março pela Prefeitura, e, até o momento apenas seis médicos plantonistas, dos 22 convocados se apresentaram”, acrescentou ela.

Ainda segundo Juliana, o município está aguardando a liberação do Ministério da Saúde e também da Secretaria Estadual de Saúde para iniciar às atividades. “É importante que a população tenha conhecimento que, a Prefeitura do Cabo atendeu a todas às exigências do Hospital, e, que agora o Estado irá assumir a gestão do mesmo”, afirmou ela. “O hospital não será uma unidade de ‘portas abertas’, os leitos serão regulados pela Secretaria Estadual de Saúde, e, serão leitos destinados às pessoas que derem entradas nas unidades de urgência e emergência da Região Metropolitana e que precisam de leito de enfermaria para realizarem o tratamento para COVID-19”, concluiu.

A secretária também destacou que, todo o kit de enxoval hospitalar já foi adquirido, bem como concentradores de oxigênio para serem utilizados no tratamento destes pacientes.

Após a reunião, à Comissão fez uma visita ao Hospital Mendo Sampaio, localizado às margens da BR-101 Sul, para saber como estão sendo feito os atendimentos aos pacientes, que, possivelmente estejam com os sintomas da Covid-19.

O diretor médico do Hospital Mendo Sampaio, o cirurgião geral e urologista, Paulo Carvalho, nos informou que, o município está seguindo todo protocolo para o tratamento da Covid-19 instituído pelas autoridades sanitárias do País e que é preconizado para o grau de complexidade determinado para o Hospital Mendo Sampaio dentro da Rede Estadual de Saúde. “Estamos desenvolvendo o papel que foi estabelecido dentro da Rede de Saúde Estadual, onde todo paciente é atendido e caso o mesmo esteja com os sintomas leves da Covid-19, ele é medicado, receitado e solicitamos que o paciente fique em isolamento domiciliar. Caso o paciente esteja em estado moderado a grave, fazemos os primeiros atendimentos aqui, e, o mesmo é transferido para um leito em que o Estado disponibiliza através da Central de Regulação de Leitos”, declarou. O doutor Paulo ainda disse que, na unidade não está faltando medicamento. “Vale ressaltar que o município não tem obrigação de possuir leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), isso é responsabilidade do Estado”, finalizou Juliana.